segunda-feira, novembro 21, 2005

Novo aparelho do Instituto Nacional de Meterologia...


Parece que está previsto para o próximo orçamento, um investimento muito grande em novas tecnologias, e este moderno aparelho, bastante complexo. Só é necessário alterar a tabela com a respectiva tradução, mas acho que deriam acrescentar a previsão para a situação da pedra desaparecer!

terça-feira, novembro 15, 2005

Festival Internacional do chocolate em Óbidos (Parte II) ...


A grande adesão do público ao Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que inicialmente terminava este domingo, levou a organização a decidir prolongar até ao final do mês de Novembro a exposição das esculturas em chocolate. Em 4 edições do festival do Chocolate na Vila Medieval, a organização optou de pela primeira vez prolongar as exposições. Os motivos devem-se: "à grande afluência de público, e também pela qualidade de excelência que as peças montadas em chocolate apresentaram este ano». Em comunicado, a Câmara Municipal de Óbidos divulgou que, apesar da chuva que tem caído ao longo dos dias deste festival, as filas foram uma constante para ver a exposição das esculturas em chocolate, este ano dedicada a figuras do cinema. Segundo informou ainda a autarquia, o júri do concurso elegeu como vencedora a escultura que mostra as personagens do filme Guerra das Estrelas. Já uma votação do público elegeu a escultura sobre o filme o Senhor dos Anéis para primeiro prémio. As principais novidades do certame deste ano, foram a distribuição de um salame com mais de 100 metros de comprimento aos visitantes e uma passagem de modelos com acessórios em chocolate.

Vá lá pessoal, aproveitem e vão dar uma voltinha e assim aproveitam para perder umas calorias!

segunda-feira, novembro 14, 2005

Hora da sesta...


Esta foto foi tirada no meu trabalho depois do almoço. Como podem verificar só existe garrafas água em cima da mesa, o que contraria a vossa tese quanto ao estado alcoólico do rapazinho. Eu diria que foi o cansaço laboral que fez com que ele ficasse assim.

sexta-feira, novembro 11, 2005

Isto há com cada produto...


Este maravilhoso produto pode ser encontrado no Celeiro. Não me perguntem para que serve, mas pelo sim, pelo não vou ficar atento e não comprar. Chamem-me antiquado, mas eu ainda ligo um bocadinho às marcas!

quarta-feira, novembro 09, 2005

Festival Internacional do chocolate em Óbidos

Marilyn Monroe, Vasco Santana ou Darth Vader, são algumas das estrelas de cinema que irão “brilhar” na próxima edição do Festival Internacional de Chocolate, que decorre em Óbidos de 8 a 13 de Novembro. Este ano o preço das entradas varia entre os 2,5 euros (de terça a quinta feira) e os quatro euros (sexta-feira e fim de semana) (com oferta de chocolate Nestlé), de modo a equilibrar o afluxo de visitantes.
O evento vai contar com uma passagem de modelos em chocolate, um dance party e a confecção do maior salame do mundo, que será depois distribuído pelos participantes.
A Câmara de Óbidos anunciou que vai comprar alguns imóveis da vila para ali criar um museu do chocolate.

Mais de 10 toneladas de chocolate adoçam Óbidos durante seis dias

Marilyn Monroe, Vasco Santana ou Darth Vader, são algumas das estrelas de cinema que irão “brilhar” na próxima edição do Festival Internacional de Chocolate, que decorre em Óbidos de 8 a 13 de Novembro.
Destaque ainda para uma passagem de modelos em chocolate, um dance party e a confecção do maior salame do mundo, que será depois distribuído pelos participantes.
Novidade também desta edição é o preço das entradas que variam entre os 2,5 euros (de terça a quinta feira) e os quatro euros (sexta-feira e fim de semana), de modo a tentar “equilibrar as visitas ao festival”. Todas as entradas dão acesso a chocolate da Nestlé e aos espaços do festival.
Enquanto o festival não começa os entusiastas de chocolate podem deliciar-se nos 11 restaurantes de Óbidos que, desde o dia 1 de Novembro, incluem na sua ementa pratos com chocolate. Sopa de tomate com chocolate, duo de linguado com chocolate e pimenta, medalhões de borrego com molho de chocolate ou dueto de chocolate, são algumas das receitas que podem ser saboreadas até ao dia 13 de Novembro nestes estabelecimentos comerciais que este ano também se associam ao festival que anualmente recebe milhares de visitantes.
O festival de chocolate terá este ano uma maior dimensão, pois participam diversos especialistas na área da pastelaria, empresários e associações locais.
No parque de estacionamento junto ao Posto de Turismo será confeccionado um salame gigante, com 100 metros, que pretende bater o actual recorde do Guinness que actualmente se encontra nas mãos de um grupo de Lisboa, onde foi feito em 2001 um bolo igual com 75 metros.
O salame de chocolate será feito no dia 12 de Novembro estando previsto o início da sua distribuição pelos visitantes a partir das 17 horas. A organização garante que não há perigo em relação ao facto deste bolo contar na sua confecção com ovos crus pois serão utilizados ovos em pó, idênticos aos utilizados actualmente na indústria hoteleira.
A quarta edição do certame contará também com uma passagem de modelos em chocolate, que se irá realizar na cerca do castelo, na noite de dia 11 de Novembro. Os modelos que irão desfilar foram desenhados e confeccionados pelo Centro de Formação Profissional da Indústria de Vestuário e Confecção, com trabalhos em chocolate executados por Vítor Nunes, director técnico do festival, no Centro de Formação Profissional do Sector Alimentar da Pontinha.
Na Casa da Música, Casa da Rua Direita, e no futuro Restaurante Escola estarão escultores a trabalhar ao vivo. No que respeita a quantidades, só nas esculturas e nos vestidos serão gastas duas toneladas de chocolate, de um total superior a 10 toneladas que a organização prevê que seja dado e comercializado durante os seis dias de certame.
A casa de chocolate das crianças, que funciona desde a primeira edição do festival, tem este ano uma área maior e mais ateliers, onde os mais novos podem pintar, desenhar, colar e participar em diversos jogos. No final, todos saem a saber fazer bolachas de chocolate e algumas guloseimas nos bolsos.
As esculturas de chocolate são este ano subordinadas ao tema o “mundo do cinema”, e entre elas podem ser apreciadas seis figuras, em grandes dimensões, de artistas e equipamentos ligados à sétima arte.
Algumas das esculturas são provenientes do Concurso de Peças Montadas em Chocolate e outras são feitas por alunos do curso de formação na área das peças artísticas em chocolate.

Chocofesta anima noite em Óbidos

Os visitantes que vêm a Óbidos podem também aprender a confeccionar algumas receitas em chocolate. Existem dois tipos de cursos, um de formação inicial e outro, de componente mais avançada, para pessoas que já têm algum conhecimento nesta área. A participação nestes cursos custa cinco euros e os mesmos decorrem diariamente no Espaço de Santiago.
Também novidades desta edição são o chocobar, um local destinado ao lazer onde podem ser apreciados cocktails feitos à base de chocolate, e uma chocofesta. Trata-se de um dance party, que irá realizar-se na noite de 12 de Novembro, e onde irão participar djs, havendo demonstrações de Freestyle de Bartending pela Academia de Cocktails.
Na cerca do castelo irá funcionar o espaço de exibição e venda, que ganha qualidade com o aumento da área. Ao lado das grandes marcas estarão as pastelarias e as 17 associações do concelho que vão a participar no festival de chocolate.
A Casa do Pelourinho vai acolher a exposição de S. Tomé e Príncipe, um dos grandes produtores de cacau.
Depois mantêm-se os concursos. Um deles é o concurso internacional de receitas de chocolate, onde 10 finalistas de diversos países vêm a Óbidos mostrar as suas receitas, e o concurso Chocolatier Português do ano 2005, onde os chefes pasteleiros portugueses disputam o título.
Telmo Faria, presidente da Câmara de Óbidos, afirmou que é ao fim de semana que o “festival tem tido uma avalanche de pessoas que nós muito gostaríamos de ver distribuídas pelos restantes dias”. Adiantou ainda que está envolvido no evento um forte dispositivo policial para garantir a sua segurança e que a circulação pelos espaços foi feita de modo a evitar estrangulamentos.
Brevemente será também instalada uma fábrica de chocolate na freguesia de Amoreira. Enquanto tal não acontece esta empresa, propriedade de Vitor Nunes, também director técnico do festival, encontra-se a funcionar provisoriamente no Centro Alimentar da Pontinha, depois de ter estado instalada no Sobral da Lagoa. Os produtos produzidos nesta fábrica podem ser apreciados neste festival, assim como em algumas lojas da região e no “El Corte Inglés”, em Lisboa.
A Câmara encontra-se a adquirir alguns imóveis na vila, permitindo-lhe projectar a criação de um museu do chocolate em Óbidos, que não será aberto este ano, mas que “trabalharemos para num futuro próximo isso possa vir a acontecer”, garantiu o autarca que pretende que esteja a funcionar em 2007.
O Festival Internacional de Chocolate irá funcionar de 8 a 11 de Novembro, das 15 às 23 horas. No dia 12 irá estar aberto das 10 às 23 horas e no dia seguinte, das 10 às 20 horas. As bilheteiras estarão situadas no Posto de Turismo, Porta da Vila e Cerca do Castelo.
Este ano também no Porto irá realizar-se, entre os dias 12 e 20 de Novembro a 1ª Expo-Chocolate, que pretende mostrar as novidades do sector chocolateiro, desde tabletes, trufas, bombons e derivados de cacau a bolos das mais variadas formas. Neste certame será construído o maior presépio de chocolate do Mundo, candidato ao livro de recordes do Guinness, e onde deverão ser gastas 12 toneladas de chocolate.